
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
Sócrates
Os Gatilhos na Dependência Química
ESTUDO DEMONSTRA A FORTE INFLUÊNCIA EXERCIDA PELO CONTEXTO AMBIENTAL NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Estudo realizado por pesquisadores de universidades brasileiras juntamente com os de uma universidade inglesa, demonstra o papel fundamental que o contexto ambiental exerce na compulsão pelo uso de substancias psicoativas de abuso; no caso desse estudo, a cocaína.
Isso corrobora o que, empiricamente, chamamos de “gatilhos”; que podem ser situações, locais ou pessoas; agindo como estímulos desencadeadores para o desejo, comumente incontrolável, de consumir determinada droga da qual se tornou dependente.
Como exemplo, citamos um dependente de cocaína, abstêmio (limpo) há alguns meses, que no seu uso ativo costumava consumir a substância, geralmente ao anoitecer, com determinados amigos, bebendo etílicos num determinado bar, ouvindo certo tipo de música.
Passar próximo a esse local, principalmente ao anoitecer, ouvir aquele tipo de música ou encontrar com aqueles amigos, pode ser o suficiente para disparar a lembrança dos momentos de consumo, podendo então, evoluir para uma fissura (desejo intenso) de buscar a substancia, ou seja, aqueles fatores, aparentemente irrelevantes, podem se tornar os gatilhos para uma recaída.
No tratamento da dependência química, é essencial a detecção, compreensão e intervenção nesses “gatilhos” na vida do usuário dependente, já que passam, na maioria das vezes, passam encobertos e despercebidos no seu cotidiano, tornando grande fator de recaída e forte entrave para o sucesso do seu tratamento.
Link para o estudo: https://agencia.fapesp.br/contexto-ambiental-tem-forte-influencia-na-dependencia-de-drogas-mostra-estudo/41519

.png)
